quarta-feira, 19 de novembro de 2014

1º DIA - A GRUTA DE SÃO MIGUEL.


No primeiro dia, eu fiz um passeio para a FAMOSA GRUTA DE SÃO MIGUEL.

No Mato Grosso do Sul, quase todos os pontos turísticos ficam dentro de fazendas das quais os proprietários liberam para a visita turística. Existem fazendas, que toda a renda arrecadada é proveniente de Turistas.

Quando o proprietário tem dentro de sua fazenda algo como uma Gruta ou uma Caverna, automaticamente as grutas/cavernas, passam a ser propriedades da UNIÃO, mais são os proprietários das fazendas  que liberam a entrada de visitantes.

O acesso a Gruta é feito através de uma ponte suspensa que nos leva a gruta principal, onde existe uma rica variedade de espeleotemas (umas formação de rochas calcárias) e outras formações de rocha calcárias. 
A trilha suspensa meninas, é essa aqui embaixo! Foi feito, já faz um tempo, pois o acesso a GRUTA seria muito difícil sem ela.

 Depois de passarmos pela ponte caminhamos cerca de 200 metros na mata fechada para chegarmos na Gruta.
Entrada da GRUTA

 Podem acreditar, essa é a entrada da GRUTA.
 Quando eu entrei, a sensação que eu tive é de estar embaixo da terra, mais se pararmos pra pensar de fato estamos!

 A pergunta que eu fiz, e que possivelmente será a duvida de vocês... Como se forma uma GRUTA?

Pessoal as grutas que existem hoje, antigamente eram oceanos, que por razões geológicas, se desfizeram e deixaram esse pedacinho pra nós. O mais incrível é que isso que vemos hoje é resultado de MILHÕES DE ANOS ATRÁS.

 Esses pontos brilhantes que vemos na foto acima nada mais é do que as gotas de chuva! Gente dá pra acreditar que a chuva ainda consegue chegar nesse lugar tão escuro e tão fundo? Pois é! Ela chega e com o tempo ela vira calcário (PEDRA) formando as famosas estalagmites, que nada mais são que pedras formadas de CIMA PARA BAIXO, como na foto abaixo.
 Tudo isso pessoal, um dia foi ÁGUA!


 Eu fico muito impressionada, em como a natureza tem esse poder de transformação. Fico encantada de pisar em um lugar onde a MILHÕES DE ANOS atras não era um lugar. Essa foto acima eu espero que vocês consigam ter uma noção de como é grande e fundo e ao mesmo tempo muito frágil.

Dentro da gruta temos os lugares específicos que podemos pisar, tem lugares que não podemos se quer encostar. A gruta é um patrimônio da União e a preservação dela é uma obrigação do Município, não podendo ter qualquer tipo de depredação, ou exploração desse lugar. 

Amei essa foto! Pra mim é algo surreal.

E por fim... Essa é a saída da Gruta, é uma subidinha, bastante complicada, mais que pra mim valeu super a pena.
Espero que vocês tenham gostado, desse conteúdo que eu trouxe pra vocês! Em Bonito Mato Grosso do Sul, tudo é Mágico!

Obrigada pessoal.... Beijossssssssssss =D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário